terça-feira, 14 de maio de 2013

Embondeiro
 


 
Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, seis nativas da ilha de Madagascar, uma do continente africano e Médio Oriente e uma da Austrália A espécie encontrada no continente, adansonia digitata, existe também em Madagascar.
O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.
 
É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.
Os baobás desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca, caindo suas folhas durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.
O nome Adansonia foi dado por Bernard de Jussieu em homenagem a Michel Adanson (1727-1806), botânico e explorador francês, quem primeiro descreveu o baobá no Senegal.

Fruto

 

1 comentário:

  1. Recordo que à sombra dum imbondeiro no Mapai apanhámos milhares de carraças pequeninas. Só demos por isso porque ia connosco um padre amigo de batina branca e aí eram bem visíveis. Estavam no capim próximo. Era ainda criança mas nunca mais me esqueci.

    ResponderEliminar